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Branding é muito mais do que um “logo”.
Branding é o termo universalmente utilizado para designar o processo de construção de uma marca. Esse processo vai além da criação de uma simbologia com significado — inclui também a definição estratégica da identidade da marca, os seus valores, personalidade e posicionamento no mercado.
É um investimento estratégico que desempenha um papel fundamental na diferenciação e na promoção de destinos turísticos. As marcas que têm capacidade para captar a atenção e o desejo de potenciais visitantes, influenciando positivamente as decisões de viagem.
Porquê apostar em Branding Turístico?
O Branding Turístico é um investimento estratégico para um destino dada a enorme capacidade de moldar a perceção dos viajantes e influenciar as suas decisões de viagem. Nesta medida, a criação de uma marca turística, desempenha um papel fundamental na diferenciação e na promoção de destinos turísticos por ser uma ferramenta de comunicação com uma grande capacidade de alcance.
Atração de Investimento
Um destino com uma marca turística coerente e distintiva tem uma vantagem estratégica significativa: torna-se naturalmente mais atrativo para investimentos que impulsionam o desempenho turístico. Estes investimentos, por sua vez, contribuem para o desenvolvimento de infraestruturas, proteção dos recursos naturais e do património histórico-cultural, promovendo a autenticidade do lugar e, consequentemente, elevando o seu valor turístico.
Construção de Identidade
A construção da identidade de uma marca turística, significa encontrar características únicas e inimitáveis, tal como a de uma pessoa. Procuramos identificar elementos singulares, materializando-os num símbolo com alma, capaz de estabelecer conexões emocionais duradouras com visitantes e potenciais visitantes. Isto é a base de um Branding de sucesso.
Diferenciação e Competitividade
Num mercado turístico altamente competitivo, a construção de uma marca forte e coerente, com significado relevante do ponto de vista dos valores universais que integra, é essencial para a afirmação diferenciada de um destino turístico.
O trabalho de branding turístico extravasa a comunicação para o exterior. A conexão com os turistas antes da viagem deve ser confirmada e intensificada in loco. Os turistas devem sentir que aquilo que lhes é proporcionado no destino corresponde exatamente ao que lhes foi apresentado através da marca.
Como desenvolvemos um projeto de branding para uma marca turística?
01. Análise
Com um olhar direcionado
Inicialmente, num projeto de Branding, analisamos profundamente o destino: as suas características, a sua história, os seus recursos e os seus elementos únicos. Analisamos o mercado: tendências de consumo turístico que se coadunem com a oferta do destino; mercados de origem e a sua facilidade de chegar ao destino; e práticas de destinos concorrentes.
02. Posicionamento
Definição de um claim
Definimos a proposta de valor única do destino, assente na sua essência e definimos uma mensagem que vá de encontro às motivações dos mercados potenciais. O posicionamento da marca turística estabelece objetivos concretos de como o destino deve ser percecionado e desejado pelos visitantes.
03. DESIGN
Criação Gráfica
Definição da identidade visual para a marca turística do destino assente no seu posicionamento e nas mensagens que pretende transmitir aos seus potenciais visitantes. O logótipo e o desdobramento gráfico da marca, deve representar graficamente as experiências e as emoções possíveis de se viverem no destino.
Precisa de apoio na criação de uma marca turística?
Quais os outputs do trabalho desenvolvido?
01.
Brand Kit
Um Brand Kit é uma coleção de elementos visuais que inclui logótipo, cores, tipografia e outros elementos gráficos. O Brand Kit facilita o trabalho das equipas de design e marketing, auxiliando o processo de criação de materiais informativos e promocionais. O Brand Kit garante uma apresentação coesa e uniforme da marca em todos os pontos de contacto onde ela é referida.
02.
Manual de Normas Gráficas
Este documento define as diretrizes visuais da marca, como o logótipo, a paleta de cores e a tipografia, garantindo a consistência da identidade visual. O Manual de Normas é essencial para proteger a integridade da marca, é uma ferramenta vital e uma ferramenta necessária para a correta reprodução e aplicação da mesma.
03.
Plano de Comunicação
O Plano de Comunicação orienta a gestão da divulgação da marca, garantindo uma disseminação, mais ou menos segmentada, de acordo com o nível de alcance pretendido. O Plano de Comunicação pode ter objetivos de alavancagem de notoriedade, ou de reforço de presença da marca em mercados e segmentos específicos.
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O IPDT apoia municípios e empresas turísticas a planear, estruturar e fazer crescer projetos com impacto.
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