PRODUTOS > ESTUDOS > Perfil do Turista do Porto e Norte de Portugal - 2013 (3º trimestre)
Perfil do Turista do Porto e Norte de Portugal - 2013 (3º trimestre)

O Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porte e Norte de Portugal (ERTPNP) e o Aeroporto Sá Carneiro, realizou o estudo do perfil dos turistas que visitam o Porto e/ou o Norte de Portugal e que deixam este destino via Aeroporto do Porto. Os dados foram recolhidos no 3º trimestre de 2013, utilizando um inquérito por entrevista pessoal, aplicado na sala de embarque do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Os inquiridos foram selecionados por conveniência enquanto esperavam pelo voo. Os sujeitos foram pré-qualificados antes de responder ao questionário, eliminando-se os Residentes e Passageiros em Trânsito. Obtiveram-se 451 questionários válidos. O estudo carateriza o perfil sociodemográfico e profissional dos turistas, as motivações, a forma de organização da viagem, as caraterísticas da visita, o consumo total, a satisfação e as intenções de revisita e de recomendação.

• Como vêm os turistas?
• De onde vêm os turistas?
• Quais as principais atividades praticadas?
• Onde ficam hospedados?
• Que meios de transporte utilizam?