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GOVERNO DEVE REDUZIR CARGA FISCAL NO SETOR DO TURISMO
2015-09-29

Maioria do painel do Barómetro do Turismo defende que esta é a medida mais importante a implementar pelo novo executivo.

Os resultados do turismo nacional no Natal e final de ano 2015 vão ser melhores do que os de 2014. A previsão é avançada na 48ª edição do Barómetro do Turismo - iniciativa do IPDT. Das respostas obtidas, mais de 70 por cento acredita que os resultados do mercado externo serão melhores que os de 2014, e mais de 60 por cento admite que o mercado interno também deverá registar melhor desempenho no período indicado, face ao ano anterior.

O índice de confiança médio no desempenho do setor do turismo atingiu, em setembro de 2015, o valor mais elevado desde março de 2010, chegando aos 80,7 pontos, um acréscimo de 2,3 pontos face ao último registo observado em abril de 2015. Recorde-se que, este indicador, em abril de 2013, registava apenas 61,1 pontos.

O Barómetro do Turismo do IPDT identifica ainda as principais medidas para a redução da sazonalidade turística no nosso país. O reforço da animação turística é apontado como a principal solução, obtendo 22 por cento das respostas, seguindo-se o investimento em comunicação/promoção (20 por cento) e a diversificação, dinamização e criação de produtos, com 14 por cento das respostas.

Em véspera de eleições legislativas, o IPDT procurou saber a opinião do painel acerca das principais medidas que devem ser adotadas pelo novo executivo, no setor do turismo. Quase 35 por cento das respostas aponta a redução da carga fiscal (nomeadamente na hotelaria e restauração) e suspensão de portagens para estrangeiros como a medida mais importante. Quase 18 por cento das respostas refere o investimento em promoção e comunicação, enquanto que 13 por cento pede que o turismo seja definido como uma aposta estratégica para o país, acompanhado de um PENT mais claro, quantificado e mobilizador. Alguns inquiridos referem ainda que as medidas a adotar devem passar pelo reforço da competitividade do destino Portugal (ao nível de preço, oferta, acessibilidades).

O Barómetro do Turismo é um projeto do IPDT lançado em 2006 que conta com a participação de profissionais e líderes das principais empresas e instituições do setor do turismo nacional.

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