PORTUGUÊS ENGLISH
  |  
NOTÍCIAS
GOVERNO DEVE REDUZIR CARGA FISCAL NO SETOR DO TURISMO
2015-09-29

Maioria do painel do Barómetro do Turismo defende que esta é a medida mais importante a implementar pelo novo executivo.

Os resultados do turismo nacional no Natal e final de ano 2015 vão ser melhores do que os de 2014. A previsão é avançada na 48ª edição do Barómetro do Turismo - iniciativa do IPDT. Das respostas obtidas, mais de 70 por cento acredita que os resultados do mercado externo serão melhores que os de 2014, e mais de 60 por cento admite que o mercado interno também deverá registar melhor desempenho no período indicado, face ao ano anterior.

O índice de confiança médio no desempenho do setor do turismo atingiu, em setembro de 2015, o valor mais elevado desde março de 2010, chegando aos 80,7 pontos, um acréscimo de 2,3 pontos face ao último registo observado em abril de 2015. Recorde-se que, este indicador, em abril de 2013, registava apenas 61,1 pontos.

O Barómetro do Turismo do IPDT identifica ainda as principais medidas para a redução da sazonalidade turística no nosso país. O reforço da animação turística é apontado como a principal solução, obtendo 22 por cento das respostas, seguindo-se o investimento em comunicação/promoção (20 por cento) e a diversificação, dinamização e criação de produtos, com 14 por cento das respostas.

Em véspera de eleições legislativas, o IPDT procurou saber a opinião do painel acerca das principais medidas que devem ser adotadas pelo novo executivo, no setor do turismo. Quase 35 por cento das respostas aponta a redução da carga fiscal (nomeadamente na hotelaria e restauração) e suspensão de portagens para estrangeiros como a medida mais importante. Quase 18 por cento das respostas refere o investimento em promoção e comunicação, enquanto que 13 por cento pede que o turismo seja definido como uma aposta estratégica para o país, acompanhado de um PENT mais claro, quantificado e mobilizador. Alguns inquiridos referem ainda que as medidas a adotar devem passar pelo reforço da competitividade do destino Portugal (ao nível de preço, oferta, acessibilidades).

O Barómetro do Turismo é um projeto do IPDT lançado em 2006 que conta com a participação de profissionais e líderes das principais empresas e instituições do setor do turismo nacional.

OUTRAS NOTÍCIAS
8 EM CADA 10 PORTUGUESES VÃO GOZAR FÉRIAS FORA DE CASA NESTE VERÃO
2018-06-20

Estudo do IPDT indica que as praias portuguesas são o destino escolhido pela maioria dos que vão de férias.

PARTICIPE E HABILITE-SE A GANHAR UMA VIAGEM A DJERBA PARA DOIS
2018-05-23

Passatempo do estudo de intenções de férias dos Portugueses para o Verão de 2018 decorre até 7 de junho.

TURISMO MANTÉM OTIMISMO PARA O VERÃO
2018-05-21

O índice de confiança médio no desempenho do setor mantem-se acima dos 82 pontos e as perspetivas para o verão são animadoras

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE JÁ TEM PLANO ESTRATÉGICO E DE MARKETING PARA O TURISMO
2018-02-28

Presidente do IPDT, consultor do projeto, apresenta a estratégia no dia 1 de março no decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa.

Carregar mais
INFORMAÇÃO PARA OS MEDIA

Os sumários dos estudos desenvolvidos estão disponíveis para os meios de comunicação acreditados. Por favor contacte:
Direção de Comunicação IPDT
Daniela Rodrigues

+351 226 097 060
Se desejar outro tipo de informação por favor preencha o formulário: