PORTUGUÊS ENGLISH
  |  
NOTÍCIAS
METADE DOS PORTUGUESES VAI DE FÉRIAS ESTE VERÃO
2015-06-22

Estudo do IPDT aponta para aumento do consumo nas férias de verão deste ano. Algarve mantém-se no topo das preferências dos turistas.

De acordo com o estudo de intenção de férias desenvolvido pelo IPDT, 52 por cento dos portugueses vai fazer férias no período de junho a setembro e destes há 53 por cento que pretende fazê-lo fora da sua área de residência, em oposição aos 47 por cento que opta por ficar em casa.

Os destinos portugueses para as férias do verão de 2015 lideram a tabela das preferências de 75 por cento dos inquiridos (74 por cento em 2014). Dentro destes, o Algarve surge em destaque, com 35 por cento das escolhas, seguido pelo Centro (12 por cento) e pelo Norte (11 por cento). Como razões principais para a escolha, os inquiridos apontam o hábito e o clima. Dos que optam por viajar para o exterior, os destinos europeus de proximidade conquistam o segundo lugar das preferências. Estes dados evidenciam uma maior diversificação dos destinos, com uma ligeira redução do peso do Algarve no caso do turismo interno.

No que toca ao alojamento, 25 por cento opta por alugar casa, 24 por cento fica alojado em casa de familiares e amigos e 18 por cento em hotéis de 4 ou 5 estrelas. O estudo indica ainda que 65 por cento das intenções de férias estão concentradas em estadas até 7 noites.

O estudo do IPDT aponta ainda para um ligeiro aumento do consumo em férias para o verão de 2015, com 23 por cento dos inquiridos que indicam fazer férias este ano a afirmar que prevê gastar mais do que no ano passado. Este valor parece estar sustentado com uma ligeira melhoria da confiança dos consumidores. A grande maioria (65 por cento) diz que irá gastar o mesmo e 12 por cento diz mesmo que irá gastar menos do que em relação ao verão de 2014. Os dados indicam ainda que as intenções de férias dos portugueses aumentam em função da idade (os mais jovens viajam mais), das habilitações literárias e do rendimento familiar.

O estudo desenvolvido pelo IPDT revela a intenção de férias dos portugueses, com base em 500 entrevistas telefónicas, realizadas entre os dias 2 e 29 de maio de 2015.

90 por cento dos inquiridos online goza férias fora de casa
Para complementar o estudo telefónico, o IPDT aplicou o mesmo inquérito pelo canal online, com divulgação através do facebook. Os resultados deste inquérito refletem um perfil de consumidor diferente do estudo telefónico, composto por sujeitos mais jovens, com mais habilitações literárias e mais rendimentos, que se enquadram no segmento de portugueses com mais propensão a fazer férias. O estudo indica que 88 por cento vai gozar férias entre junho e setembro de 2015. Destes, a grande maioria (90 por cento) pretende gozá-las fora da sua área de residência, em oposição aos 10 por cento que ficará em casa. O estudo online revela ainda que 68 por cento dos inquiridos que vão gozar férias fora da sua residência, pretende ir de férias para destinos nacionais e destinos europeus (52 por cento). Nos destinos portugueses o mais referido é o Algarve e nos estrangeiros a Espanha. Estes resultados demonstram que os respondentes pela internet diversificam bastante mais os seus destinos de férias, em comparação com a população geral entrevistada por telefone. No que se refere ao alojamento, 52 por cento dos inquiridos vai ficar alojado em hotéis, 22 por cento em casa alugada e 18 por cento na casa de familiares e amigos. O estudo online revela que 23 por cento dos turistas vai gastar menos do que nas férias de 2014 e 19 por cento vai aumentar o consumo, enquanto 58 por cento afirma que vai gastar o mesmo que em 2014.

O estudo revela a intenção de férias dos portugueses, com base num questionário aplicado pela internet, promovido através de uma campanha no Facebook, que registou 252 questionários válidos e decorreu de 18 a 31 de maio.

 

> O ESTUDO

OUTRAS NOTÍCIAS
8 EM CADA 10 PORTUGUESES VÃO GOZAR FÉRIAS FORA DE CASA NESTE VERÃO
2017-06-22

Estudo do IPDT indica que as praias portuguesas são o destino escolhido pela maioria dos que vão de férias

NÍVEL DE CONFIANÇA NO SETOR DO TURISMO ATINGE NOVO MÁXIMO
2017-06-01

“O nível de confiança em alta permite-nos perspetivar um ano de 2017 com novos recordes” refere António Jorge Costa sobre as previsões do Barómetro.

PARTICIPE E HABILITE-SE A GANHAR UMA VIAGEM A PORTO SANTO PARA DOIS
2017-05-19

Passatempo do estudo de intenções de férias dos Portugueses para o Verão 2017 decorre até 4 de junho.

TURISTAS QUE VISITAM O PORTO E NORTE GASTAM CADA VEZ MAIS NO DESTINO
2017-05-12

Estudo do IPDT mostra que os turistas que visitam a região ficam, em média, sete noites no destino e gastam perto de 1000€

Carregar mais
INFORMAÇÃO PARA OS MEDIA

Os sumários dos estudos desenvolvidos estão disponíveis para os meios de comunicação acreditados. Por favor contacte:
Direção de Comunicação IPDT
Daniela Rodrigues

+351 226 097 060
Se desejar outro tipo de informação por favor preencha o formulário: