PORTUGUÊS ENGLISH
  |  
NOTÍCIAS
QUASE METADE DOS TURISTAS QUE VISITAM O PORTO E NORTE VIAJAM SOZINHOS
2016-05-02

Estudo do IPDT mostra que o turista que visita a região fica, em média, seis noites no destino e gasta cerca de 745€

O IPDT – Instituto de Turismo, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto, acaba de traçar o perfil do turista que visitou o Porto e Norte de Portugal durante o Inverno IATA (outubro de 2015 a março de 2016). As conclusões mostram que o valor do consumo médio por estada fixa-se agora nos nos 745 euros. Trata-se de um aumento de 13 euros comparativamente ao gasto apurado em igual período de 2014/15. Trinta e quatro por cento destes turistas ficam alojados em hotéis e permanecem na região, em média, 6,4 noites.

 

Relativamente ao local escolhido para pernoitar, os turistas em negócios ou em lazer/férias concentram-se maioritariamente no Grande Porto, enquanto os turistas em visita a familiares/amigos, na sua maioria, ficam alojados em locais fora do Grande Porto. Os visitantes que indicam já ter visitado o Porto e Norte de Portugal, deslocam-se a este destino duas a três vezes por ano, destacando-se aqueles que estão em visita a familiares/amigos ou em negócios.

 

Perfil do turista: Cada vez mais turistas viajam sozinhos

O inquérito demonstra que está em crescimento o número de pessoas que visita o destino a solo (45 por cento no Inverno IATA 2015/16 face a 29 por cento no mesmo período de 2014/15). O presidente do IPDT, António Jorge Costa, considera que este “é um mercado muito interessante, pelo que é importante conhecer bem o perfil deste tipo de turista, a fim de explorar as oportunidades associadas a este segmento”.

 

Os dados indicam ainda que cerca 83 por cento por cento dos inquiridos não ponderou escolher outro destino que não o Porto e Norte para realizar as suas férias. Após a visita, os respondentes revelaram-se satisfeitos e manifestaram não só a intenção de voltar como de recomendar o destino. Relativamente à escolha da companhia aérea, Ryanair e TAP continuam na liderança das preferências de 36 e 25 por cento dos turistas, respetivamente.

 

Analisando o perfil deste visitante, verifica-se que 78 por cento têm idades situadas entre os 19 e os 50 anos sendo, no entanto, de registar o número de turistas de faixas etárias mais jovens (36 por cento tem menos de 30 anos). Relativamente ao estado civil, apesar da maioria serem casados, a percentagem de solteiros a visitar a região neste período foi de 40 por cento. Por sua vez, 62 por cento exerce uma atividade por conta de outrem e 50 por cento apresenta rendimentos situados entre 1.000 e 3.000 euros.

 

> Adquira o estudo AQUI

OUTRAS NOTÍCIAS
TURISMO MANTÉM OTIMISMO PARA O VERÃO
2018-05-21

O índice de confiança médio no desempenho do setor mantem-se acima dos 82 pontos e as perspetivas para o verão são animadoras

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE JÁ TEM PLANO ESTRATÉGICO E DE MARKETING PARA O TURISMO
2018-02-28

Presidente do IPDT, consultor do projeto, apresenta a estratégia no dia 1 de março no decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa.

9 EM CADA 10 PORTUGUESES VÃO GOZAR FÉRIAS ESTE ANO
2018-01-26

Estudo do IPDT revela que o número de portugueses com intenção de gozar férias este ano é superior a 2017

PORTUGUESES VÃO GASTAR MAIS NAS FÉRIAS DE NATAL E FIM-DE-ANO
2017-12-13

Maioria goza férias em território nacional mas trinta e quatro por cento dos turistas portugueses têm como destino o exterior do país

 
Carregar mais
INFORMAÇÃO PARA OS MEDIA

Os sumários dos estudos desenvolvidos estão disponíveis para os meios de comunicação acreditados. Por favor contacte:
Direção de Comunicação IPDT
Daniela Rodrigues

+351 226 097 060
Se desejar outro tipo de informação por favor preencha o formulário: