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SOL E MAR E SHORT BREAKS SÃO OS MOTIVOS QUE LEVAM TURISTAS AO PORTO E NORTE
2016-12-05

Consumo médio por turista na região cresce 88 euros no verão, face ao inverno anterior

O IPDT, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto, acaba de traçar o perfil do turista que visitou o Porto e Norte de Portugal (PNP) durante o verão IATA de 2016 (abril a outubro de 2016). O estudo revela que 53 por cento dos turistas viajaram para o Porto e Norte de Portugal por motivo de férias, 28 para visitar familiares e amigos, 17 por cento em negócios e 2 por cento em estudos. As conclusões mostram que, para os turistas em lazer, o sol e mar (30 por cento) está agora ao nível dos short-breaks (29 por cento) como principais motivações de visita ao destino. Entre as atividades praticadas pelos turistas encontram-se experimentar a gastronomia, fazer compras e ir à praia.

 

No período em análise o valor do consumo médio por pessoa subiu consideravelmente face ao inverno IATA 2015-2016 (451 euros), fixando-se agora nos 539 euros. Cada turista despendeu, em média, 75 euros por noite. Se considerarmos apenas o gasto em atividades na região e compras, cada turista que consumiu estes serviços gastou cerca de 92€. A estada média também aumentou, passando de 6,37 noites no inverno IATA para 7,66 noites no verão IATA.

 

A maioria dos turistas reservou a viagem pela internet, em especial nos segmentos em turismo, obtendo-se frequências acima dos 80 por cento. Os turistas internacionais que usaram a internet para fazer as reservas da visita ao PNP optaram maioritariamente pelos websites das companhias aéreas low-cost (53 por cento), seguindo-se os de outras companhias aéreas (17 por cento). Os websites de alojamento, como o booking, a airbnb e as OTA (Online Travel Agencies) dominaram a restante quota de mercado, representando em conjunto entre 35 por cento a 40 por cento das marcações online.

 

Os turistas que visitaram o Porto e Norte em 2015 ficaram muito satisfeitos com a viagem à região (6,21 pontos, numa escala de 1 a 7), revelando intenção de recomendar o destino.

 

Analisando o perfil do turista, verifica-se que 55 por cento tem menos de 40 anos de idade, evidenciando o peso dos millennials no destino. Os inquiridos são, na sua maioria, casados ou vivem em união de facto (50 por cento), seguindo-se os solteiros, com uma incidência de 42 por cento.

 

> Adquirir o estudo

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