PORTUGUÊS ENGLISH
  |  
NOTÍCIAS
SOL E MAR E SHORT BREAKS SÃO OS MOTIVOS QUE LEVAM TURISTAS AO PORTO E NORTE
2016-12-05

Consumo médio por turista na região cresce 88 euros no verão, face ao inverno anterior

O IPDT, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto, acaba de traçar o perfil do turista que visitou o Porto e Norte de Portugal (PNP) durante o verão IATA de 2016 (abril a outubro de 2016). O estudo revela que 53 por cento dos turistas viajaram para o Porto e Norte de Portugal por motivo de férias, 28 para visitar familiares e amigos, 17 por cento em negócios e 2 por cento em estudos. As conclusões mostram que, para os turistas em lazer, o sol e mar (30 por cento) está agora ao nível dos short-breaks (29 por cento) como principais motivações de visita ao destino. Entre as atividades praticadas pelos turistas encontram-se experimentar a gastronomia, fazer compras e ir à praia.

 

No período em análise o valor do consumo médio por pessoa subiu consideravelmente face ao inverno IATA 2015-2016 (451 euros), fixando-se agora nos 539 euros. Cada turista despendeu, em média, 75 euros por noite. Se considerarmos apenas o gasto em atividades na região e compras, cada turista que consumiu estes serviços gastou cerca de 92€. A estada média também aumentou, passando de 6,37 noites no inverno IATA para 7,66 noites no verão IATA.

 

A maioria dos turistas reservou a viagem pela internet, em especial nos segmentos em turismo, obtendo-se frequências acima dos 80 por cento. Os turistas internacionais que usaram a internet para fazer as reservas da visita ao PNP optaram maioritariamente pelos websites das companhias aéreas low-cost (53 por cento), seguindo-se os de outras companhias aéreas (17 por cento). Os websites de alojamento, como o booking, a airbnb e as OTA (Online Travel Agencies) dominaram a restante quota de mercado, representando em conjunto entre 35 por cento a 40 por cento das marcações online.

 

Os turistas que visitaram o Porto e Norte em 2015 ficaram muito satisfeitos com a viagem à região (6,21 pontos, numa escala de 1 a 7), revelando intenção de recomendar o destino.

 

Analisando o perfil do turista, verifica-se que 55 por cento tem menos de 40 anos de idade, evidenciando o peso dos millennials no destino. Os inquiridos são, na sua maioria, casados ou vivem em união de facto (50 por cento), seguindo-se os solteiros, com uma incidência de 42 por cento.

 

> Adquirir o estudo

OUTRAS NOTÍCIAS
8 EM CADA 10 PORTUGUESES VÃO GOZAR FÉRIAS FORA DE CASA NESTE VERÃO
2018-06-20

Estudo do IPDT indica que as praias portuguesas são o destino escolhido pela maioria dos que vão de férias.

PARTICIPE E HABILITE-SE A GANHAR UMA VIAGEM A DJERBA PARA DOIS
2018-05-23

Passatempo do estudo de intenções de férias dos Portugueses para o Verão de 2018 decorre até 7 de junho.

TURISMO MANTÉM OTIMISMO PARA O VERÃO
2018-05-21

O índice de confiança médio no desempenho do setor mantem-se acima dos 82 pontos e as perspetivas para o verão são animadoras

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE JÁ TEM PLANO ESTRATÉGICO E DE MARKETING PARA O TURISMO
2018-02-28

Presidente do IPDT, consultor do projeto, apresenta a estratégia no dia 1 de março no decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa.

Carregar mais
INFORMAÇÃO PARA OS MEDIA

Os sumários dos estudos desenvolvidos estão disponíveis para os meios de comunicação acreditados. Por favor contacte:
Direção de Comunicação IPDT
Daniela Rodrigues

+351 226 097 060
Se desejar outro tipo de informação por favor preencha o formulário: