PORTUGUÊS ENGLISH
  |  
NOTÍCIAS
VISITAS A FAMILIARES E AMIGOS SÃO PRINCIPAL RAZÃO PARA VIAJAR ATÉ AO PORTO E NORTE
2015-05-13

As visitas a família ou amigos estão no topo dos motivos dos turistas estrangeiros que visitam o Porto e Norte, sendo, em média, os visitantes que mais tempo passam na região, segundo um inquérito do IPDT.

De acordo com o inquérito de perfil dos turistas do Porto e Norte de Portugal feito durante o primeiro trimestre deste ano pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o aeroporto Francisco Sá Carneiro, 37% dos inquiridos indicaram como principal motivo da viagem a visita a familiares ou amigos, seguindo-se 31,2% em férias e 28,4% em negócios.

Já no final do ano passado, o inquérito aos viajantes referente ao terceiro trimestre de 2014 concluía que a maioria dos visitantes aterrava no aeroporto Sá Carneiro com o propósito de “visitar família e amigos” e que estes, na sua maioria, ficavam alojados em locais fora do Grande Porto.

Perto de dois terços (60,6%) de quem se deslocou à região para estar com familiares e amigos visitou só o Norte do país, enquanto quer os turistas em férias quer aqueles em viagens de negócios visitaram, na maioria, só o Grande Porto.

Mais de 90% dos inquiridos que visitaram o Porto e Norte em férias disseram não ter ponderado qualquer outro destino quando decidiram viajar.

"O turista que visita o Porto e Norte de Portugal tem idades compreendidas entre os 26 e os 50 anos. Relativamente ao estado civil, 65% dos turistas são casados ou vivem em união de facto. O nível de rendimentos situa-se maioritariamente entre 2000 a 3000 euros", pode ler-se no comunicado que acompanha o estudo.

Cerca de um terço (32,1%) de quem viajou para visitar conhecidos no Grande Porto ficou em Matosinhos e igual percentagem ficou alojada em Gondomar, enquanto os turistas em lazer alojaram-se, numa proporção de 64,1%, no Porto.

No que diz respeito à duração da estada, os turistas em visita a familiares e amigos pernoitaram, em média, 9,19 noites, por comparação às seis dos turistas em férias e às 1,73 dos visitantes de negócios.

No consumo médio, são os turistas em férias que mais gastam na região Porto e Norte de Portugal, com um montante de 912 euros, acima dos 671 de quem visita amigos ou familiares.

O inquérito obteve 384 questionários válidos realizados na sala de embarque do aeroporto do Porto enquanto as pessoas esperavam pelo seu voo.

> O ESTUDO

OUTRAS NOTÍCIAS
8 EM CADA 10 PORTUGUESES VÃO GOZAR FÉRIAS FORA DE CASA NESTE VERÃO
2018-06-20

Estudo do IPDT indica que as praias portuguesas são o destino escolhido pela maioria dos que vão de férias.

PARTICIPE E HABILITE-SE A GANHAR UMA VIAGEM A DJERBA PARA DOIS
2018-05-23

Passatempo do estudo de intenções de férias dos Portugueses para o Verão de 2018 decorre até 7 de junho.

TURISMO MANTÉM OTIMISMO PARA O VERÃO
2018-05-21

O índice de confiança médio no desempenho do setor mantem-se acima dos 82 pontos e as perspetivas para o verão são animadoras

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE JÁ TEM PLANO ESTRATÉGICO E DE MARKETING PARA O TURISMO
2018-02-28

Presidente do IPDT, consultor do projeto, apresenta a estratégia no dia 1 de março no decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa.

Carregar mais
INFORMAÇÃO PARA OS MEDIA

Os sumários dos estudos desenvolvidos estão disponíveis para os meios de comunicação acreditados. Por favor contacte:
Direção de Comunicação IPDT
Daniela Rodrigues

+351 226 097 060
Se desejar outro tipo de informação por favor preencha o formulário: