PORTUGUÊS ENGLISH
  |  
NOTÍCIAS
TURISMO PORTUGUÊS BEM ENCAMINHADO PARA CAPTAR MAIS TURISMO ASIÁTICO
2015-02-13

Os bons resultados do turismo português podem melhorar e estamos bem posicionados para captar turistas dos mercados na Ásia, concluiram os especialistas do 10º Fórum Internacional de Turismo.

A crise provou a resistência do setor do turismo português e ensinou-o a inovar, criando produtos novos e tirando partido das mais recentes tecnologias, segundo o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), entidade organizadora do FIT, que decorreu hoje no Hotel Solverde, em Gaia. 

"Tivemos os melhores resultados turísticos de sempre em 2014, mas agora há que sustentar o sucesso e lutar contra a sazonalidade: uma das piores maleitas do turismo", resumiu Jorge Costa, presidente do IPDT. Capaz de atrofiar o desenvolvimento económico de regiões como o Algarve, demasiado dependentes do verão para vender camas, a sazonalidade pode ser vencida com produtos complementares, como quer provar um projeto piloto da Organização Mundial do Turismo em Punta Del Este, no Uruguai, que vai vender "energia" em época baixa.

 

A gastronomia e os vinhos, o bem-estar, o golfe ou a cultura - que tão bem vendemos - são também produtos que apelam aos turistas que mais crescem todos os anos, os asiáticos. Segundo o presidente do Turismo de Portugal, Cotrim de Figueiredo, este mês as reservas de turistas chineses aumentaram mais de 50% em relação a fevereiro do ano passado, confirmando o aumento da procura para Portugal. "O centro mundial das rotas aéreas está cada vez mais deslocado para leste e não me surpreenderia se uma companhia aérea asiática como a Ethiad ou a Emirates decidisse investir na TAP para chegar à América Latina a partir de Lisboa", adiantou Jody Stewart, diretor de estratégia global da Travelport, a maior plataforma tecnológica de comercialização de viagens.

 

Outros destinos europeus concorrem para receber alguns desses milhões de turistas asiáticos que surgem todos os anos. Na Grécia, a Confederação de Turismo está a traduzir o site de promoção para chinês. E Portugal investiu no porta-voz Cristiano Ronaldo, instalou agentes do Turismo na China, criou os vistos gold e recorre aos meios mais sofisticados para tratar o turismo como setor estratégico. "Este ano, vamos reativar contratos com o INE, como a Conta Satélite do Turismo e os inquéritos de fronteira, e vamos usar outros instrumentos de business intelligence", anunciou Cotrim de Figueiredo.

Fonte: Jornal de Notícias/Dinheiro Vivo

OUTRAS NOTÍCIAS
8 EM CADA 10 PORTUGUESES VÃO GOZAR FÉRIAS FORA DE CASA NESTE VERÃO
2017-06-22

Estudo do IPDT indica que as praias portuguesas são o destino escolhido pela maioria dos que vão de férias

NÍVEL DE CONFIANÇA NO SETOR DO TURISMO ATINGE NOVO MÁXIMO
2017-06-01

“O nível de confiança em alta permite-nos perspetivar um ano de 2017 com novos recordes” refere António Jorge Costa sobre as previsões do Barómetro.

PARTICIPE E HABILITE-SE A GANHAR UMA VIAGEM A PORTO SANTO PARA DOIS
2017-05-19

Passatempo do estudo de intenções de férias dos Portugueses para o Verão 2017 decorre até 4 de junho.

TURISTAS QUE VISITAM O PORTO E NORTE GASTAM CADA VEZ MAIS NO DESTINO
2017-05-12

Estudo do IPDT mostra que os turistas que visitam a região ficam, em média, sete noites no destino e gastam perto de 1000€

Carregar mais
INFORMAÇÃO PARA OS MEDIA

Os sumários dos estudos desenvolvidos estão disponíveis para os meios de comunicação acreditados. Por favor contacte:
Direção de Comunicação IPDT
Daniela Rodrigues

+351 226 097 060
Se desejar outro tipo de informação por favor preencha o formulário: