PORTUGUÊS ENGLISH
  |  
NOTÍCIAS
PORTUGUESES ESCOLHEM FAZER FÉRIAS CÁ DENTRO
2014-06-26

Cerca de metade dos portugueses (49,6%) vai fazer férias entre Junho a Setembro. A maioria (67%) fora da sua área de residência. Os dados são do estudo de intenção de férias desenvolvido pelo IPDT.

O estudo revela ainda que os destinos portugueses são os mais procurados para as férias do Verão 2014 (74%). O Algarve surge em destaque, com 39,1 por cento das escolhas, seguido pelo Alentejo (11,7 por cento) e pelo Centro (10,7 por cento). Como razões principais para a escolha, os inquiridos apontam a boa relação qualidade/preço e o clima. Dos que optam por viajar para o exterior, os destinos europeus de proximidade conquistam o segundo lugar das preferências de 15 por cento dos portugueses. Estes dados, diz o IPDT, evidenciam uma maior diversificação dos destinos, com uma ligeira redução do peso do Algarve no caso do turismo interno e um aumento ligeiro de portugueses a fazerem férias no estrangeiro. 

No que toca ao alojamento, dos que fazem férias fora de casa, 28 por cento opta por alugar casa, 16 por cento fica alojado em casa de familiares e amigos e 17 por cento em casa própria. De registar um ligeiro acréscimo de reservas na hotelaria de quatro e cinco estrelas (tendo passado de 15 por cento no ano passado para 17 por cento este ano). Agosto continua a ser o mês preferido para a realização de férias (48 por cento), seguindo-se Julho, com 28 por cento, e Setembro, com 18 por cento das respostas, traduzindo uma dispersão temporal ligeiramente superior face a anos anteriores.

O estudo do IPDT aponta para um ligeiro aumento do consumo em férias para o verão de 2014, com 20 por cento dos inquiridos que indicam fazer férias este ano a afirmar que prevê gastar mais do que no ano passado. Este valor parece estar sustentado por uma ligeira melhoria da confiança dos consumidores. A grande maioria (64 por cento) diz que irá gastar o mesmo e 16 por cento diz mesmo que irá gastar menos do que em relação ao verão de 2013.

O estudo desenvolvido pelo IPDT revela a intenção de férias dos portugueses, com base em 500 entrevistas telefónicas, realizadas entre os dias 2 e 29 de maio.

Fonte: Publituris.pt

OUTRAS NOTÍCIAS
8 EM CADA 10 PORTUGUESES VÃO GOZAR FÉRIAS FORA DE CASA NESTE VERÃO
2017-06-22

Estudo do IPDT indica que as praias portuguesas são o destino escolhido pela maioria dos que vão de férias

NÍVEL DE CONFIANÇA NO SETOR DO TURISMO ATINGE NOVO MÁXIMO
2017-06-01

“O nível de confiança em alta permite-nos perspetivar um ano de 2017 com novos recordes” refere António Jorge Costa sobre as previsões do Barómetro.

PARTICIPE E HABILITE-SE A GANHAR UMA VIAGEM A PORTO SANTO PARA DOIS
2017-05-19

Passatempo do estudo de intenções de férias dos Portugueses para o Verão 2017 decorre até 4 de junho.

TURISTAS QUE VISITAM O PORTO E NORTE GASTAM CADA VEZ MAIS NO DESTINO
2017-05-12

Estudo do IPDT mostra que os turistas que visitam a região ficam, em média, sete noites no destino e gastam perto de 1000€

Carregar mais
INFORMAÇÃO PARA OS MEDIA

Os sumários dos estudos desenvolvidos estão disponíveis para os meios de comunicação acreditados. Por favor contacte:
Direção de Comunicação IPDT
Daniela Rodrigues

+351 226 097 060
Se desejar outro tipo de informação por favor preencha o formulário: